Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo modelo de CNH passa a ser emitido no ES. Veja o que muda

A partir desta quarta-feira (1º), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a ser emitida em um novo formato no Espírito Santo e em todo o Brasil. O documento ganhará novos elementos gráficos para dificultar a falsificação, além de trazer as informações em português, inglês e francês, o que facilitará sua utilização em outros países.

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o documento ficará “mais moderno” e, cumprindo determinações legais, possibilitará o uso do nome social e da filiação afetiva do condutor que assim desejar.

Foi também incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

A substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual para novas habilitações, na medida em que os condutores venham a renovar ou emitir a segunda via do documento.

Conforme previsto na resolução – que detalha os itens de segurança que passarão a ser adotados e apresenta como será o visual do documento -, a nova versão da carteira de motorista trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

A nova CNH adotará uma nova cor. Além do verde, terá também o amarelo e novos elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. O documento terá um QR Code e poderá ser expedido nos formatos físico, digital ou ambos.

ES paralisou emissão para adequar processo

No Espírito Santo, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), chegou a paralisar a confecção do modelo antigo por alguns dias, devido à necessidade de parametrizar o sistema para expedição do novo modelo do documento, o sistema de Habilitação ficará paralisado temporariamente para o serviço de triagem de processo.

Dessa forma, não houve emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre os dias 26 e 31 de maio em todo o Espírito Santo. Segundo o Detran, a medida não afetou a abertura de novos processos de Habilitação e a aplicação de exames teóricos e práticos, que serão feitos normalmente no período de parada programada.

Os condutores que abrirem processos de habilitação entre os dias 26 e 31 de maio terão a CNH emitida já no novo modelo a partir do dia 1º de junho de 2022

Deixe seu comentário: